Tratamento de varizes com Espuma: Técnica pode substituir cirurgia

As dilatações das veias são classificadas em varizes ( > 3mm) presentes no subcutâneo( gordura) , varizes reticulares ( < 3 mm) subdérmicas e telangiectasias ( intradérmicas) , mais encontradas em mulheres ( hormônios e gestação), obesos, sedentários e  aqueles que trabalham parados por muito tempo. Acometem pessoas principalmente acima de 40 anos e podem evoluir para quadros mais grave com escurecimento da pele da perna e até mesmo formação de úlceras venosas. O tratamento de varizes com espuma é uma técnica que pode substituir a cirurgia em alguns casos.

O Doppler é o exame indicado inicialmente para sua avaliação. Em casos mais graves, podem ser necessário uso de Angio-TC ou Angiografias.

Os tratamentos serão indicados levando em conta a característica de cada quadro. São eles, escleroterapia, crio-esclero, espuma , espuma guida por ultrassom, Laser, Endolaser( Ablação), micro-cirurgias ,cirurgias, angioplastias e embolizações (varizes pélvicas).

Vamos falar um pouco sobre a técnica da escleroterapia com espuma guiada ou não por ultrassom.

Como é feito o tratamento de varizes com espuma

O tratamento é realizado com a injeção dentro da veia de uma mistura de ar com Polidocanol(Espuma) , indicada pra tratamento de varizes reticulares ( Espuma simples) e também para Ablação química da Safena com apoio do Ultrassom(Espuma guiada por US-  EGUS).

Quais são os benefícios do tratamento?

Tem como benefício o retorno imediato (Espuma simples) e breve (Espuma guiada) as atividades domésticas e profissionais e sua realização pode ser feita no consultório sem incisões cirúrgicas.

Para quem é mais indicado esse tipo de tratamento?

Pode ser um método alternativo a cirurgia de varizes e ao tratamento da safena. Muito indicado em pacientes que apresentam risco para cirurgia ou têm quadro mais simples de varizes.

Quais são os riscos do tratamento com espuma? 

O paciente não poderá se expor ao sol, sendo uma das complicações a hiperpigmentação (manchas escuras), mais comum em pele morena ou negra. Por esse motivo é extremamente importante o uso  do protetor solar logo pela manhã , já antes do início do tratamento, mantendo desaparecimento dos hematomas. Importante também usar calças ou saias longas. Uma reação inflamatória mais grave pode ocorrer no tratamento da safena, sendo necessário as vezes o uso de antibióticos e anti-inflamatórios.

Consulte um Angiologista para saber qual tratamento é mais indicado para o seu caso

O tratamento pode ser associado a outro método como esclero simples, micro-cirurgias, ablação da safena, etc. Deve ser feita por médicos especialistas treinados, já que complicações mais graves podem ocorrer como Trombose Venosa Profunda e Embolia Pulmonar. Em caso de tratamento da safena com espuma guiada se faz necessário  profilaxia química normalmente com Enoxaparina ( Clexane , Versa, etc) e menos frequentemente com os novos anticoagulantes( Xarelto, Eliquis, etc) , esses últimos ainda de forma off label, já que sua maior proteção ocorrerá mais tardiamente .

Independe do resultado ser satisfatório, será sempre importante a realização de atividade física regular, controle do peso, uso da meia elástica e acompanhamento anual com seu cirurgião vascular.

Ainda tem dúvidas sobre o tratamento de varizes com espuma e quer saber se esse é o tratamento ideal para você? Conheça nossa clínica e agende uma consulta!  Atendemos convênios e particular.

Tratamento de varizes com Espuma: Técnica pode substituir cirurgia