Qual a diferença entre vasinhos e varizes?

Essa é uma dúvida bastante comum entre pacientes de Angiologia Estética.

Nesse artigo vamos abordar qual a diferença entre vasinhos e varizes e o tratamento mais indicado para cada uma.

Os vasinhos conhecidos tecnicamente por um nome “ estranho” de Telangiectasias, são dilatações de pequenos vasos intradérmicos (dentro da pele), que na maioria das vezes trazem um apelo mais estético e têm como sintomas principais ardor e queimor local.

As Varizes são veias maiores que se encontram na gordura abaixo da pele, podendo trazer além do prejuízo estético, sintomas importantes como inchaços (edema), dor ao final do período de trabalho ou do dia, e até mesmo, em casos mais avançados escurecimento, descamação e ressecamento da pele.

Em casos mais graves onde não houve tratamento adequado, pode ocorrer aparecimento de feridas nas pernas que podem demorar bastante para cicatrizar (Úlceras venosas)

Qual o tratamento ideal para os vasinhos?

Os vasinhos podem ser tratados com a escleroterapia simples, escleroterapia com espuma e a crio-escleroterapia. Eventualmente os vasinhos podem estar sendo nutridos por veias maiores (Varizes), onde se faz necessário o tratamento anterior das varizes antes da escleroterapia, para retirar esse refluxo de sangue e garantir um bom resultado estético.

Qual o tratamento ideal para as varizes?

As varizes podem ser tratadas com a microcirurgia, espuma guiada por ultrassom ou esclero associada ao Laser (Clacs). Se as varizes forem nutridas pela veia principal chamada safena, será necessário o tratamento da mesma com ablação química (EGUS) ou ablação por Laser ou Radiofrequência ou a cirurgia convencional.

A conduta será definida com a consulta e a investigação com o ultrassom Doppler (Duplex), onde as informações clínicas serão cruzadas com as informações anatômicas do ultrassom, para definir a conduta terapêutica adequada para cada caso.

Se você deseja saber qual o tipo de tratamento é o ideal para o seu caso, recomendamos a consulta com o angiologista. Somente esse profissional será capaz de indicar o melhor tratamento.

Confira outros artigos no nosso site.

Qual a diferença entre vasinhos e varizes?