Os dez maiores mitos sobre a causa de varizes

As varizes, doença bastante frequente na nossa população, principalmente entre as mulheres, é cercada por mitos e verdades. Afinal, o que é mito e verdade sobre a causa de varizes?

1. Salto alto provoca varizes?

Diretamente não! O salto alto traz um prejuízo ao retorno venoso, por provocar uma diminuição da amplitude dos movimentos do tornozelo, trazendo prejuízo a contração adequada da panturrilha (batata da perna), fazendo com que o bombeamento de retorno do sangue ao coração diminua. Em pessoas predispostas e com outros fatores de risco (uso de anticoncepcionais, obesas, sedentárias, etc), pode ocorrer o aumento das varizes. Alterar entre o uso de sapatos sem saltos, durante o dia, pode ajudar nessa situação.

2. Gestação provoca varizes?

Sim! Uma associação entre fatores hormonais e compressão da pelve, bem como o aumento do fluxo venoso na artérias e veias, aparecem como um dos fatores mais importantes, causadores de varizes. O uso da meia elástica e a manutenção da atividade física, traz um benefício para evitar o aumento dos vasos na gestação.

3. Musculação provoca varizes?

Depende! Na verdade, uma musculação feita de forma adequada com aumento progressivo dos pesos, sem ultrapassar a carga máxima, fortalecendo a panturrilha, trará imenso benefício ao paciente, evitando o aparecimento das varizes. Caso o paciente utilize peso em excesso, com aumento rápido dos mesmos, perderá todo o benefício e trará prejuízo não só as veias, mas também, ao músculos, tendões e articulações. Não seja ansioso e faça um trabalho a médio e longo prazo, associado a uma atividade aeróbica.

4. Subir escadas provoca varizes?

Não! Na verdade, subir escadas, traz um fortalecimento da bomba da panturrilha evitando as varizes, além de ajudar ao paciente a perder peso. Dica!! Use as escadas e evite os elevadores!

5. Depilação causa varizes?

A depilação, realizada por laser ou calor pode aumentar os vasinhos (telangiectasias) em pacientes pré-dispostas, mas não causam varizes. Qualquer processo inflamatório (depilação, queimadura solar, etc), podem aumentar os vasinhos. Na presença deles, antecipe seu tratamento e mantenha sua depilação.

6. Uso de hormônios provocam varizes?

Sim! Os anticoncepcionais normalmente têm a progesterona e o estrógeno, a combinação desses dois hormônios causas dilatação das veias e podem precipitar o aparecimento da Trombose Venosa Profunda (coágulo nas veias principais da perna). Evitar o uso de hormônios, utilizando alternativas como DIU, podem ser uma saída para pacientes predispostas a desenvolver varizes.

7. A testosterona provoca varizes?

Não!  A reposição de testosterona não causa dilatação como o uso do anticoncepcional, mas hipertrofia das veias, criando veias de halterofilista, semelhante de certa forma as varizes, mas por aumento da espessura da parede das veias, não por dilatação. Nesse caso, não podemos chamar de varizes. Seu uso deve ser adequado buscando os benefícios, evitando as suas complicações.

8. Falta de exercícios provoca varizes?

Sim! Paciente sedentários, com sobre peso ou obesidade são muito predispostos a desenvolver varizes. Faça exercícios regulares e mantenha um peso adequado!

9. As varizes voltam após o tratamento?

Sim, podem voltar. O tratamento só será eficaz se forem tratados todos os fatores de riscos envolvido, com exceção da carga genética, imutável após o nascimento. Manter uma atividade física, controlar o peso, usar meias elásticas em gestantes e em profissionais que se movimentam pouco, evitar hormônios e o cigarro, realizar uma avaliação anual com seu Angiologista ou Cirurgião Vascular, serão fatores definitivos no sucesso do seu tratamento, seja ele por esclero, espuma, laser, cirurgia, etc.

10. Varizes podem causar trombose?

De uma maneira geral, não. Na verdade, o aumento das varizes pode causar a hipertensão venosa, destruindo a integridade da pele da perna, levado ao ressecamento, escurecimento, inflamações e até mesmo úlceras nas pernas, em casos mais avançados. Pode aumentar o risco de trombose venosa, porém associados a outros fatores, como por exemplo em pacientes imobilizados, oncológicos, etc.

Resumindo, sempre haverá mitos sobre as varizes. Para analisar com segurança cada caso, é importantíssimo uma avaliação individualizada com um profissional capacitado, no caso um angiologista ou/e cirurgião vascular.

Confira também outros artigos sobre varizes.

Os dez maiores mitos sobre a causa de varizes